SINDIGÁS – BOLETIM INFORMATIVO SOBRE A NEGOCIAÇÃO COLETIVA
24 de setembro de 2025No dia 30/09 a Federação Nacional se reuniu em Brasília com o Dep. Federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), em seu gabinete, para tratar da PL que visa autorizar a venda fracionada do GLP, à qual se posiciona contrária, dentre outros motivos, para evitar a precarização do trabalho na categoria e também visando a segurança da população brasileira em geral. A luta pelos sindicatos filiados à Federação Nacional acontece há anos e tem se intensificado em 2025.
O PL do fracionamento do GLP refere-se a projetos de lei, como o PL 987/2022 e o PL 3513/2023, que propõem autorizar a venda e recarga fracionada de botijões de gás de cozinha (GLP) em locais como postos de combustíveis.
O GLP(Gás de cozinha) é um combustível amplamente usado no Brasil, em residências, comércios e indústrias e possui uma cadeia de distribuição que abrange 100% dos municípios do país e é complexa em sua logística e fiscalização. Atualmente o GLP é distribuído através das engarrafadoras que vendem em botijões essencialmente em um formato de 13kg para as revendas e essas revendas repassam para o consumidor final, com peso e gramatura fixas. Alterar essa forma, é colocar em risco toda a distribuição e qualidade, já que o controle de qualidade é feito por grandes empresas do setor e será pulverizado, isso se continuar tendo o controle de qualidade.
seguem fotos da reunião, onde,da esquerda para a direita, estão Valdir Dias (1º Secretário Geral da Fetramico), Donizete Ildefonso de Lima (Presidente do Sitramico-DF), Daniel Almeida (Deputado Federal pelo PCdoB da Bahia) e Leonardo Luiz de Freitas (Presidente da Fetramico).